Por que eu só aprendi sobre mecânica agora?

Como muitxs aqui sabem, apesar de eu já ter carteira de motorista há uns 5 anos, tem mais ou menos 6 meses que eu dirijo de verdade já que ganhei um carro esse ano.
Obviamente é um carrinho usado, e isso já me deixa mais segura pq não tem aquele peso do CARRO ZERO, que é quase um bibelô na vida de uma pessoa.
Bom, eu nunca tive carro, meus pais nunca tiveram carro e esse está sendo o primeiro carro da família mesmo. E nesse ponto é maravilhoso pq quebra um galhão, quando alguém precisa ir ao médico, ou quando minha mãe faz compras...na real essas são as prioridades do carro mesmo. Já que eu trabalho em casa e só o uso pro lazer mesmo os fins de semana.
Mas resolvi fazer algumas críticas A VIDA que e a nossa construção social patriarcal de que mulheres não sabem cuidar dos carros.
Essa semana em uma voltinha que demos meu namorado e meu pai foram incisivos de que o carro precisava de uma revisão, de um não-sei-o-quê e um não-sei-o-quê-lá enquanto pra mim o carro ta a mesma coisa de sempre.
Essa coisa dos homens serem incentivados a gostarem de determinadas coisas e mulheres a outras dão reflexo na minha vida cotidiana de uma forma catastrófica.
Ultimamente tenho procurado ler mais tutoriais de mecânica e ver vídeos sobre carros pra aprender como que o bicho ANDA e de fato, só de você conhecer um funcionamento a sua relação com o objeto tende a se tornar mais natural.
Umas 3 vezes a bateria do meu carro arriou, isso que dizer que ele não dava a partida. Dessa última vez, ao invés de procurar um mecânico eu automaticamente comprei um nova bateria, pq a minha já era velha e ia ficar arriando pra sempre.
Foi uma atitude minha, o máximo que eu procurei fazer foi perguntar a melhor marca e só.

Até então o máximo que eu havia feito de mecânica na vida, tinha sido trocar a correia da bicicleta. haha, sim.
Hoje em dia eu sei quando o carro "pede" a marcha, o que fazer numa ladeira (ainda quase morro, mas sei) enfim, coisas que eu poderia sempre ter sabido se não houvessem esses limites entre o que uma mulher deve gostar e um homem deve gostar.

Eu lembro que um dos meus programas preferidos da manhã de sábado era o : Siga bem caminhoneiro. Vcs lembram?
E eu ficava louca de vontade de aprender a dirigir, mas aí isso foi se diluindo pq gostar de carro e de motor deveria ser coisa de menino.

Além disso, e isso eu posso dar muita certeza pq vi acontecer mais de uma vez...quando em uma família existem casais de irmãos, o menino sempre é incentivado a aprendera dirigir, enqt a menina só dirige se ela se interessar. Eu sou filha única, mas tenho amigas que os irmão já pegavam no carro, pra estacionar, manobrar, e coisas do tipo...desde os 14...15 anos. Enquanto nós só tivemos essa possibilidade DEPOIS que o estivemos com a carteira em mãos. Complicado? sim.

Obvio que na sua vida isso pode ter sido diferente, obvio que há casos e casos, eu estou apenas explicitando aqui a minha opinião e a minha insatisfação de SÓ AGORA com quase 30 anos ter que aprender algo que além de ser muito interessante e viciante é um conhecimento muito importante no meu novo cotidiano.

Desabafos,
desabafos,

Um beijo



Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário