3 dicas práticas para focar nos estudos

Em um mundo cada vez mais cheio de distrações e acontecimentos aleatórios e hipnotizantes, nós meros mortais que queremos estudar, focar, e crescer profissionalmente somos afetados diretamente.







Na Era dos smartphones, wi-fi liberado, e comunicação instantânea um dos passos mais importantes para conseguir focar nos estudos é: Desconectar.






E quando eu falo isso não é só sair da internet, é sair da internet, desativar notificações, deixar o celular longe e o mais importante se esforçar, é duro! Eu falo por mim mesma. Estou escrevendo esse post no WORD do computador em modo avião para me concentrar de forma eficiente.






A segunda dica é uma dica comum, mas totalmente verdadeira: crie hábitos. Ler, estudar, se concentrar, tem que ser algo que você ensina para você. Desde que voltei a estudar senti muita dificuldade nessa parte, justamente porque é uma vigilância que eu mesma tenho que criar, porque não tem ninguém para me cobrar, os prazos são criados por mim. Ou seja, eu precisei amadurecer o meu olhar sobre minha rotina, ver o que eu fazia que era só distração e inserir horários de estudo diários. Não precisa ser algo longo, no caso da aulas online em 30 minutos eu consigo assistir muita coisa, e fazendo isso todo dia eu acabo até sentindo falta quando não faço. Na faculdade eu me cobrava muito por não ler, ou "aprender" na mesma velocidade que os outros, mas hoje tento total noção de que possivelmente essas pessoas tinham hábitos de leitura e habilidades de concentração que foram sendo desenvolvidas e por isso conseguiam, logo, não ache se compare, não ache que ninguém é gênio só porque lê e estuda mais rápido que você, a gente tem nosso tempo.




E isso me leva para terceira dica: Não se cobre, só você sabe seus limites, só você sabe do seu dia. As vezes a gente tá com problemas, as vezes a gente está triste, e tá tudo bem! Mas lembra que o estudo pode e deve ser algo prazeroso, e também pode ser um ótimo aliado para tirar coisas ruins da cabeça. Meus melhores textos da faculdade aconteceram quando eu precisava focar em outra coisa, e direcionava para meus trabalhos a energia que eu gastaria ficando pistola.

Gostou das dicas? Tem mais alguma pra dar? Quer desabafar? Comenta aí, salva e compartilha pra ajudar essa estudante. :)

Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário