Roteiro do vídeo : A História da Vacina

 

História da vacina e a sua importância

Assita o vídeo aqui




2021 tá aí e com ele a esperança da vacina contra a covid 19. De acordo com o ministro tudo certo pro dia D na hora H ( na moral, ele escreve essa m ou vem na cabeça dele na hora mesmo?enfim - imagem preto e branco)

E como primeiro vídeo de história do ano, eu trouxe pra vocês : A HISTÓRIA DA VACINA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA ERRADICAR DOENÇAS

COM VOCÊS A VARÍOLA

Pesquisando para esse vídeo aqui eu encontrei um dado que me deixou estarrecida, haviam traços de varíola em múmias, inclusive na múmia do faraó ramses V, do egito.

A varíola foi uma doença que surgia em diversos lugares do mundo sem muita explicação, matava boa parte da população e desaparecia. Eram surtos constantes que faziam com que comunidades inteiras fossem dizimadas. Há relatos da varíola no mundo todo e inclusive foi uma das doenças que os europeus trouxeram para as américas e que resultou na chacina dos indígenas.

Pra quem não sabe o que era a varíola, Era doença altamente contagiosa, que vinha com sintomas parecidos com os da gripe, que evoluía para febre, vomito, depois evoluía para uma infecção generalizada sobre a pele e a enchia de postulas, feridas que deixavam grandes cicatrizes na pele. Matava de 20 a 60% dos infectados e raramente as cicatrizes desapareciam.

Um fato bem interessante que pode ser considerado percursores da vacina foram as formas que diversos grupos amenizavam a propagação da doença, a galera percebeu que quem já havia tido a doença não tinha novamente, outro exemplo, existem relatos de que no ano mil por exemplo na medicina chinesa eles coletavam cascas da ferida da varíola e deixavam ela secar no sol e depois inalavam o pó da casquinha. Os hindus deixavam algumas peças das pessoas adoecidas em determinados espaços da casa, em alguns lugares da África a galera pegava um pouco de secreção e passava em cima de um pequeno corte. Todos esses processos tinham resultados meio aleatórios, não eram 100% eficientes mas ajudavam muito

Também existe referência de inoculação, essa prática aí, no final do século 17 e 18 em Constantinopla dois médicos gregos pegavam secreção de doentes e arranhavam pessoas sãs com um agulha “contaminada”. Essa prática foi enviada pra um médico chamado Woodward em Londres e uma pesquisa foi publica em 1714 e daí em 1721 teve uma epidemia em Londres, e fizeram testes em humanos e foi comprovada a eficácia, e aí ainda na década de 1720 quando teve epidemia em outros lugares da Europa como Alemanha e França usaram o método da inoculação mas nem todo mundo gostava desse método, pq de cada 100 pessoas 3 ou 4 morriam, e que se não rolassem cuidados higiênicos e distanciamento, a situação poderia se agravar.

 A ideia é coerente com algumas vacinas atuais que são justamente o contato com o vírus morto ou enfraquecido pro nosso corpo criar anticorpos a ao vírus vivo.

Mas a vacina mesmo como conhecemos surgiu em 1798 por conta de um cientista chamado Edward Jenner ele soube de trabalhadores rurais que não pegavam varíola pq já tinham tido contato com uma variação da varíola, a varíola bovina. Ele foi lá fez testes e percebeu que a história contada pelos camponeses era verdade... daí até que o termo vacina vem de variolae vaccine que é o nome científico da varíola bovina. E em 1798 foi publicado um livro aonde ele explicava o processo por completo.

MUITOS médicos ficaram felizes com a eficácia do processo criado por Jenner, já que os outros métodos tinham riscos de desenvolverem a doença como um todo, mesmo que fosse algo mínimo ainda era um risco. O método de Jenner não.

Mas é obvio que nem todo mundo ficava satisfeito em saber que iria receber secreção de animal diluído em sei lá o que, e lá no século 18 na Inglaterra mesmo muitas pessoas temiam passarem a ter doenças de animais e muita gente falava inclusive que poderiam se tornar VACAS. Diziam que  vacina era uma ferramenta do Jenner para BESTIALIZAR OS HUMANOS que crianças vacinadas adquiririam feições bovinas e que no lugar dos chifres nasceriam tumores ....que pouco a pouco tu ia se tornar uma vaca e sua voz ia ser um mugido. ( MEIO ATUAL )

Em 1881 quando o cientista francês Louis Pasteur começou a desenvolver outras vacinas ele deu o nome de vacina pras vacinas em homenagem ao Jenner :)

Então no século 19 as vacinas se tornaram uma das formas mais eficazes para erradicar doenças no mundo, a varíola foi erradicada por meio de vacina, mas antes disso, entre 1896 e 1970 matou mais de 300 milhões de pessoas.

Aqui no Rio de Janeiro, houveram dois grandes surtos após da proibição do tráfico negreiro, que como a gente sabe continuou e em 1834, 35, 36 voltaram a ser epidêmicas aqui justamente por conta do tráfico ilegal.

A varíola foi considerada erradicada pela oms em 1980.   A doença que acompanhou a humanidade por pelo menos 3 mil anos e matou só no século 20 ...300 milhões de pessoas , e veja só ...só tem 40 anos que ela sumiu, e sumiu por esforço de cientistas do mundo todo em levar a vacina para toda e qualquer pessoas, por conta de esforço também de médicos e profissionais da saúde que se mobilizaram para erradicar a varíola.

 

Mas amanda, por que vc está falando da varíola se nosso problema é o corona vírus?

A varíola foi uma doença que nos assolou por milênios e só foi erradicada por causa da vacina. Não sabemos se o coronavírus será erradicado, mas é certo que a melhor prevenção depois de usarmos máscaras, lavarmos as mãos e nos distanciarmos socialmente será a vacina. É uma doença nova, mas a ciência também avançou e a gente tem que acreditar na vacina. A gente pode acreditar em deus, acreditar na shatala, acreditar em omulu, mas a gente tb tem que acreditar na capacidade humana e o meu vídeo além de um vídeo informativo e um vídeo de exaltação da ciência e pra gente compreender que a vacina também é um pacto coletivo pra que mais ninguém sofra com a perda de um ente querido, para que a gente possa voltar as nossas vidas, pra gente poder abraçar as nossas mães sem neurose sabe?

Vamos enaltecer nossos cientistas, enaltecer o instituo butanta e a fiocruz, vamos ser conscientes e responsáveis. A gente não precisa de mais mortes e de mais estupidez J compartilha esse vídeo pra gente  espalhar a palavra da vacina.

Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário